O seguro empresarial é a modalidade na qual a empresa, sindicato, associação faz a contratação com a intenção de assegurar proteção aos seus colaboradores ou associados.
Dentro dessa forma de seguro, a cobertura básica se dá em caso de morte, seja ela natural ou por acidente ou invalidez, por acidente ou enfermidade. Todavia, é possível fazer também a combinação de uma série de proteção.
O seguro de vida empresarial é bem mais econômico em relação ao seguro vida individual. Tudo vai depender da forma como a empresa vai contratar o seguro.
Seguro de Vida Empresarial tem cobertura para home office?
Atualmente, o cenário da sociedade sofre grave alteração em razão da pandemia de coronavírus. De maneira que cresceu consideravelmente o número de empresas que pretendem se manter muitos de seus funcionários em home office.
Bem, se as circunstância assim indicam, as empresas devem estar atentas a esse novo modelo de trabalho.
E um questionamento que sempre acompanha os empresários é se o Seguro Vida Empresarial tem cobertura para acidentes em regime de home office.
A Simetria Seguros responde que sim. Entretanto, diante da nova perspectiva, é sensato que o Seguro de Vida Empresarial cubra acidentes ocorridos em home office.
Com isso, os empresários devem estar atentos e ter consciência de que imprevistos acontecem, da mesma forma acidentes e desastres naturais.
Sendo assim, é perfeitamente possível que situações como essas podem sim acontecer em casa, enquanto o funcionário trabalha em home office. Daí a importância de poder contar com o seguro empresarial com cobertura home office.
Geralmente, a seguradora cobre os seguintes eventos:
- cobertura contra incêndio, explosão, vendaval, granizo e desmoronamento;
- cobertura contra danos elétricos;
- cobertura contra quedas, quebras e amassamentos, em consequência de eventos cobertos;
- cobertura contra roubo ou furto qualificado, inclusive durante o trajeto de casa ao local de trabalho.
Dentre os aparelhos cobertos estão
- equipamentos de informática
- impressoras
- scanners
- modems
- notebooks
- laptops
- netbooks
- palmtop
- copiadoras
- materiais de escritórios
Ainda que o colaborador esteja a trabalhar dentro da modalidade home office, ele deve ter objetos e equipamentos de acordo com a infraestrutura a que estava acostumada na empresa. Ou seja, a empresa deve oferecer ao funcionário a mesma condição se o trabalho fosse no escritório, a fim de que ele possa desempenhar sua função sem comprometer sua saúde.
Ao acionar o Seguro de Vida para Empresas, nesse caso, as indenizações e eventuais custeios com despesas médicas, caso tenham sido contratadas, por exemplo, terão cobertura por parte da seguradora.
Como diferenciar acidente em home office de acidente doméstico?
Para poder identificar se o acidente foi em decorrência do trabalho em home office ou se foi simplesmente um acidente doméstico, é preciso saber qual foi a hora que ocorreu o acidente e avaliar quais foram os fatores que levaram o assegurado a sofrer o acidente e, da mesma forma, se o acidente foi diretamente relacionado ao desempenho da função ou não.
Outro conselho que a Simetria Seguros dá é que é importante que o assegurado esteja ciente às normas relacionadas à segurança no trabalho, bem como à legislação trabalhista, que prevê as situações que são de responsabilidade da companhia perante o colaborador.