Seguro de Vida Empresarial cobre acidente em home office?

O seguro empresarial é a modalidade na qual a empresa, sindicato, associação faz a contratação com a intenção de assegurar proteção aos seus colaboradores ou associados.

Dentro dessa forma de seguro, a cobertura básica se dá em caso de morte, seja ela natural ou por acidente ou invalidez, por acidente ou enfermidade. Todavia, é possível fazer também a combinação de uma série  de proteção.

O seguro de vida empresarial é bem mais econômico em relação ao seguro vida individual. Tudo vai depender da forma como a empresa vai contratar o seguro.

Seguro de Vida Empresarial tem cobertura para home office?

Atualmente, o cenário da sociedade sofre grave alteração em razão da pandemia de  coronavírus. De maneira que cresceu consideravelmente o número de empresas que pretendem se manter muitos de seus funcionários em home office.

Bem, se as circunstância assim indicam, as empresas devem estar atentas  a esse novo modelo de trabalho.

E um questionamento que sempre acompanha os empresários é se o Seguro Vida Empresarial tem cobertura para acidentes em regime de home office.

A Simetria Seguros responde que sim. Entretanto, diante da nova perspectiva, é sensato que o Seguro de Vida Empresarial cubra acidentes ocorridos em home office.

Com isso, os empresários devem estar atentos e ter consciência de que imprevistos acontecem, da mesma forma acidentes e desastres naturais.

Sendo assim, é perfeitamente possível que situações como essas podem sim acontecer em casa, enquanto o funcionário trabalha em home office. Daí a importância de poder contar com o seguro empresarial com cobertura home office.

Geralmente, a seguradora cobre os seguintes eventos:

  • cobertura contra incêndio, explosão, vendaval, granizo e desmoronamento;
  • cobertura contra danos elétricos;
  • cobertura contra quedas, quebras e amassamentos, em consequência de eventos cobertos;
  • cobertura contra roubo ou furto qualificado, inclusive durante o trajeto de casa ao local de trabalho.

Dentre os aparelhos cobertos estão

  • equipamentos de informática
  • impressoras
  • scanners
  • modems
  • notebooks
  • laptops
  • netbooks
  • palmtop
  • copiadoras
  • materiais de escritórios

Ainda que o colaborador esteja a trabalhar dentro da modalidade home office, ele deve ter objetos e equipamentos  de acordo  com a infraestrutura a que estava acostumada na empresa. Ou seja, a empresa deve oferecer ao funcionário a mesma  condição se o trabalho fosse no escritório, a fim de que ele possa desempenhar sua função sem comprometer sua saúde.

Ao acionar o Seguro de Vida para Empresas, nesse caso, as indenizações e eventuais custeios com despesas médicas, caso tenham sido contratadas, por exemplo, terão cobertura por parte da seguradora.

Como diferenciar acidente em home office de acidente doméstico?

Para poder identificar se o acidente foi em decorrência do trabalho em home office ou se foi simplesmente um acidente doméstico, é preciso saber qual foi a hora que ocorreu o acidente e avaliar quais foram os fatores que levaram o assegurado a sofrer o acidente e, da mesma forma, se o acidente  foi diretamente relacionado ao desempenho da função ou não.

Outro conselho que a Simetria Seguros dá é que é importante que o assegurado esteja ciente às normas relacionadas à segurança no trabalho, bem como à legislação trabalhista, que prevê as situações que são de responsabilidade da companhia perante o colaborador.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *