Para que serve o seguro garantia? Por que é importante?

O seguro garantia é uma relação direta entre a seguradora e o segurado gerando efeitos jurídicos para terceiros diretos ou indiretos. Suas principais vantagens são:

  • Garantia para construção ou fornecimento de serviços: Garante o cumprimento de todas as obrigações assumidas no contrato para construção, fornecimento ou prestação de serviços, protegendo o segurado contra o risco de inadimplência do tomador;
  • Garantia de retenção ou adiantamento de pagamento: Há contratos que preveem a retenção de parte do pagamento até que o objeto do mesmo seja totalmente concluído. No mais, o  Seguro Garantia pode ser apresentado para substituir estas retenções, liberando integralmente o pagamento.

Os direitos e deveres do segurado no Seguro Garantia são:

  • Comunicar o sinistro;
  • Apresentar informações completas e verdadeiras;
  • Sempre agir com boa-fé;
  • Prazo para obtenção do documento;
  • Economia;
  • Uso do limite de crédito;
  • Prazo de vigência.

Neste artigo entenda o que é seguro garantia e saiba o porquê ele é importante para empresas.

O que é o seguro garantia?

O seguro garantia é uma proteção para empresas que busca assegurar que determinado contrato será cumprido. Esse contrato pode ser de, um serviço, fabricação, edital, fornecimento, dentre outros.

A garantia pode ser pactuada por qualquer tipo de empresa, de pequeno o grande porte. Existem três envolvidos nesse processo:

  • O tomador é aquele que contrata o seguro e, consequentemente, aquele que deve executar o contrato;
  • O segurado é aquele que está aguardando o cumprimento do serviço e deseja a garantia;
  • A seguradora é aquela que opera o processo do seguro, sendo um intermediário.

Qual a diferença entre seguro garantia e fiança bancária?

A fiança bancária pode ser por meio de um contrato bancário. Esse serviço pode ser realizado para garantir o cumprimento dos mesmos objetos contratuais que o seguro garantia.

Dentre os envolvidos, temos:

  • O fiador é a instituição bancária, que garantirá o cumprimento das obrigações contratuais por meio da emissão de uma carta fiança;
  • O afiançado é o cliente do banco que realizará as disposições contratuais;
  • O beneficiário é o credor do negócio assumido entre as partes.

O diferencial entre o seguro garantia e fiança bancária está no preço, na agilidade e nos limites de crédito.

Veja com detalhes cada tópico:

Preço

Os preços para contratação do serviço de seguro garantia são bem mais baratos do que as cartas de fiança emitidas pelos bancos. Como a prática de grandes empresas em exigir garantia vem crescendo, as seguradoras estão oferecendo serviços muito mais rentáveis e benéficos.

Além disso, as taxas e juros incorporados nesses ofícios são infinitamente menores do que nos negócios apresentados pelos bancos.

Agilidade

O seguro garantia é menos burocrático, sendo necessário para a empresa apenas a apresentação dos três últimos balanços patrimoniais, o documento de Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, e a última alteração contratual para a devida identificação dos proprietários da companhia.

Portanto, a análise de risco que a seguradora faz é muito mais eficiente e rápida, se comparada com a tradicional e velha burocracia dos bancos, que todos conhecem.

Custo-benefício

O seguro garantia se revela uma alternativa de excelente custo-benefício, pois não interfere na linha de crédito bancária da empresa — ele é calculado com base em uma análise de risco do negócio, o que garante maior personalização de valores e condições.

Outra vantagem oferecida é a rapidez na contratação. O seguro pode ser feito online e sem grandes burocracias, o que permite que seja liberado em poucas horas.

Avaliação de risco

A contratação do seguro garantia tem a participação de uma empresa avaliadora de riscos. Seu objetivo é controlar o percentual de exposição a riscos que a empresa apresenta. Esse cálculo é feito antes da emissão da apólice, e via de regra utiliza os instrumentos:

  • Processo de subscrição;
  • Análise econômico-financeira do tomador;

Em algumas seguradoras tem sua própria equipe para esse serviço,

Que acompanha a execução do projeto, mas outras terceirizam a etapa.

Após a emissão da apólice, é exigida a apresentação de relatórios mensais, bem como o acompanhamento do cronograma das etapas previstas para liberação das parcelas do financiamento.

Como você pôde ver, o seguro garantia traz inúmeros benefícios não somente para empresas que participam de processos licitatórios, mas na execução de contratos em geral.

Benefícios do seguro garantia para empresas

Custo-benefício/Economia

Se comparado às outras formas de garantia, o Seguro Garantia oferece um custo relativamente menor e ajuda a manter a saúde financeira da empresa, pois não reduz o fluxo de caixa e não compromete o patrimônio da mesma.

A contratação do seguro junto às seguradoras tem um preço mais justo do que, por exemplo, a carta fiança oferecida pelos bancos. Isso ocorre porque a análise e cálculo dos riscos são algumas das especialidades das seguradoras, que definem o valor do seguro para a sua empresa de forma mais justa e equilibrada.

Facilidade na contratação

A contratação do Seguro Garantia pode ser feita online e é menos burocrática, sendo necessária a apresentação de muito menos documentos dos solicitados em outros tipos de garantia disponíveis no mercado.

Diferente da fiança bancária, que leva em conta a reciprocidade e o mercado financeiro, a contratação do seguro garantia analisa o desempenho financeiro da empresa.

Para cotar um Seguro Garantia, basta acessar o sistema e informar alguns dados da empresa. Concluída a análise do risco, dos dados fornecidos e documentos exigidos pela seguradora, a apólice em formato digital pode ser emitida em menos de 24 horas. Já em outras modalidades de garantia do mercado, esse prazo pode variar entre 7 e 15 dias.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *