Dúvidas sobre seguro de vida  

O seguro de vida é a forma que você tem para oferecer proteção financeira aos seus familiares e dependentes.

Cada seguro celebra suas características próprias, e suas regras estão sempre descritas e indicadas diretamente na apólice.

Além disso, o seguro de vida oferece coberturas para diferentes casos, como morte, doença grave, invalidez permanente ou temporária, entre outros, com os seguintes riscos:

  • sobrevivência,
  • invalidez, e
  • morte.

Após a contratação, o segurado tem algumas vantagens que podem variar de acordo com a cobertura escolhida, especialmente, em relação a proteção financeira aos familiares e aos dependentes.

O seguro vida é pago em quantas parcelas?

De acordo com o que se rege em seu contrato e com as possibilidades descritas na cobertura.

Algumas seguradores oferecem a opção do seguro vida ser dividido em até 60 parcelas iguais, geralmente, quando o contrato for de 5 anos.

É consenso entre as seguradoras que um seguro de vida funcione de acordo com o contrato estabelecido entre o segurado e a seguradora, de maneira que a abrangência do plano e os valores a serem pagos só serão formalizados no momento em que o contrato é firmado.

Além disso, as apólices para casos de falecimento são basicamente bem semelhantes, de maneira que nenhum plano pode ser contratado sem incluí-las.

O que os que clientes fazem é alterar o tipo de cobertura, por exemplo: morte por doença quanto por acidente, com valores diferentes para cada uma delas.

O valor do seguro vida é sempre o mesmo ou tem alguma mudança?

A maioria das seguradoras elaboram seus contratos com base no IPCA.

Tanto os capitais segurados quanto os prêmios do seguro de vida, poderão ser atualizados todo ano pelo IPCA/IBGE – Índice de Preços ao Consumidor Amplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ou pelo IPC/FIPE – Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Além disso, o prêmio mensal é ajustado na data de início de vigência do seguro e será aquele também ajustado na proposta de adesão, de maneira que estará sujeito às alterações decorrentes da mudança de faixa etária do segurado.

A propósito, tal reajuste é feito segundo a faixa etária e está condicionado a uma tabela de reenquadramento que, geralmente, acompanha o contrato.

Dessa forma, o cliente está ciente do valor do seguro nos anos subsequentes, ainda que haja renovação anual.

Qual é o período de vigência do Seguro Vida?

Há no mercado das seguradoras duas formas de contratação de seguro de vida.  Veja:

  • seguro de vida vitalício: com cobertura vigente, enquanto há o pagamento das parcelas, e
  • seguro de vida temporário: cobertura com prazo estipulado.

Independente da forma escolhida, o seguro de vida tem vigência de 12 meses, e a renovação sempre se faz de maneira automática, por uma única vez e nos termos da lei.

Qual o valor de indenização da cobertura

O valor é sempre descrito no contrato. É comum as seguradoras deixarem  tal informação bem explícita em seus sites e aplicativos, além de também constar entre as cláusulas do contrato.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Simetria Seguros. Aqui vamos esclarecer suas dúvidas e te deixar bem informado para fazer uma escolha correta.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *