Seguro de saúde: preços do mercado em 2020

Comparar os preços de seguro de saúde pode ajudar o consumidor a economizar e planejar o orçamento. No entanto, o custo não deve ser o único fator analisado pelo consumidor na hora de contratar o serviço. Extensão da cobertura, benefícios, qualidade da rede credenciada e atendimento da operadora também devem fazer parte da decisão.

Segundo pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): os preços dos planos de saúde individuais e familiares podem variar entre 60 reais e 1.813 reais por mês nas operadoras de grande porte, com mais de 100 mil beneficiários.

Como escolher um seguro saúde?

De acordo com os benefícios que melhor atende o perfil do consumidor. Lembrando que devem ser analisados os seguintes pontos:

Idoneidade da operadora

É necessário pesquisar a idoneidade da operadora que irá presta o serviço. O indicado é procurar no site da ANS se a empresa está devidamente cadastrada, e regulamentada, junto ao Ministério da Saúde.

Avaliar a opinião dos consumidores

Conhecer a opinião dos atuais usuários do serviço, para verificar se a empresa é confiável, você pode acessar a rede social da companhia de saúde e verificar as publicações dos consumidores ou acessar p Reclame Aqui e verificar as reclamações postadas.

Escolha o tipo de cobertura

Tanto os planos de saúde, como os seguros saúde oferecidos no mercado possuem planos com coberturas diferentes. No geral, eles podem ser caracterizados como: plano completo ou referência, plano básico ou ambulatorial, cobertura hospitalar sem ou com obstetrícia e cobertura odontológica.

Analise as carências

Os serviços possuem prazos de carência diferentes. Por isso, é preciso que você analise de acordo com suas prioridades, escolhendo o mais adequado para seus anseios.

Como eu posso economizar na aquisição de um seguro ou plano de saúde?

Você pode economizar financeiramente ao começar por uma boa pesquisa de preços de um plano ou seguro de saúde. A escolha de um plano deve corresponder às expectativas de utilização, localização, benefícios e adequação às suas necessidades de saúde. Entre os aspectos importantes que devem ser levados em conta estão: número de filhos, frequência de viagens e destinos, problemas crônicos de saúde, entre outros. E principalmente quanto do orçamento doméstico pode ser destinado à contratação do plano ou seguro saúde.

Como é calculado o preço do meu seguro ou plano de saúde?

Conforme a ANS (Agência Nacional de Saúde), a taxa média nos planos de saúde gira em torno de 85,6%. Em autogestões, essa taxa pode alcançar até 94,8%. A fórmula para calcular a sinistralidade é: (sinistro / prêmio) x 100, onde:

  • Sinistro: quanto a operadora gasta com os beneficiários (as despesas médicas);
  • Prêmio: quanto a operadora recebe dos beneficiários (as receitas, as parcelas pagas do plano de saúde).

Como é feito o reajuste da mensalidade?

Reajuste é a atualização da mensalidade baseada na variação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares com o objetivo de manter a prestação do serviço contratado.

As regras para aplicação do reajuste por variação de custos diferem de acordo com os seguintes fatores:

  • Data de contratação do plano: antes ou depois da vigência da lei que regulamenta o setor;
  • Tipo de cobertura: médico-hospitalar ou exclusivamente odontológica;
  • Tipo de contratação: planos individuais/familiares ou coletivos (empresarial ou por adesão);
  • Tamanho da carteira: planos coletivos com menos de 30 beneficiários ou planos coletivos com 30 ou mais beneficiários.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *